domingo, 16 de outubro de 2011


Por que estás abatida, ó minha alma?

by Mauricio Zágari
A Palavra de Deus diz que a letra mata e o Espirito vivifica. Ou seja,  sem entrar no mérito teológico do versículo em questão, fica claro que existem coisas que matam a nossa alma - e não matam como se mata a carne, com armas, acidentes ou males do gênero. Não é preciso um pecado para destroçar nossa alma. Coisas pequenas o fazem. Nos Salmos 42 e 43 vemos três vezes as perguntas do salmista: "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?" Às vezes basta uma palavra mal posta. Às vezes uma mentira. Às vezes o desprezo. Às vezes uma fotografia. Às vezes a rejeição. E pronto: a alma desmorona, se abate, se perturba. Enlutece. Fica com gosto de podre na boca. Morre.
Cristãos também passam por isso.  Homens e mulheres de Deus não estão isentos de ter sua alma feita em frangalhos. O afastamento de gente querida. A decepção com um pastor. Uma
canção que nos arrebenta. Qulquer razão que perfure nosso coraçãozinho frágil. Somos frágeis, temos sentimentos. Nos seminários teológicos tricotomistas nos ensinam que o espirito é nossa ligação  divina e a alma é onde moram as emoções, os sentimentos. Tanto que, onde em algumas traduções da Biblia se lê "alma", em outras se lê "coração". E quem mais emocional do que um cristão, um ser capaz de derramar lágrimas durante um momento de louvor a Deus somente por saber que o Criador dos céus e da terra o ama? Com todas as falhas, todos os pecados, todas as humanidades... Deus ama aquele vermezinho comedor de bolotas de porcos a ponto de ter dado sua vida por ele na cruz.
Nós, cristãos, que temos corações frágeis e sensíveis, somos passíveis de ter a alma abatida até a morte por uma frase, um gesto, um olhar, uma imagem. Fui procurado por um homem que viu apenas uma imagem que o lançou num abismo profundo: da mulher que ama em carinhos com outro, sorrindo para outro, num momento de afeto, a um centímetro de um beijo nos lábios. Sorrindo um sorriso lindo. Eles pareciam ter acabado de cantar uma canção, juntos. O tal homem ouviu apenas uma frase da canção, que foi o que o levou a ver a imagem que o rasgou. Ele ouviu a letra da música. E me disse, sem ligar para a hermenêutica: "É, Mauricio. essa letra me matou". O pobre estava aos prantos. Sua alma era um caco. Seu coração, um cemitério. Bastou uma imagem e uma canção.
Eu lhe respondi, tentando convencer a mim mesmo de que esta verdade o ajudaria: "Mas o Espirito vivifica...". Ele não pareceu muito convencido. Então pensei: O que fazer quando a alma se abate até a morte?
Só há uma resposta: chorar no colo de Cristo.
Pois a continuação dos mesmos três versículos de Salmos responde as perguntas do salmista: "Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti". Para uma alma abatida e perturbada que viu seu amor com outro, só havia uma solução: lembrar-se do Senhor. Que é refugio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Que nos diz para lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades, porque Ele tem cuidados de nós. Jesus é a luz que mostra o caminho no vale da sombra da morte. Quando você olha em volta, se vê em queda livre e não tem onde se agarrar, lembre-se sempre que Jesus está contigo.
Orei com esse homem. Não senti paz em sua alma, em seu coração - pois nem sempre Deus nos dá o refrigério na hora exata em que queremos, às vezes é preciso viver o luto. Deus tem suas estranhas razões. Mas senti que aquele homem em frangalhos, aquele pedaço de carne ambulante de alma murcha, se lembrou do único que poderia vivificar novamente a alegria de seu coração e amainar a dor que devorava suas entranhas: Jesus de Nazaré.
Você, amado que me lê, eventualmente terá a alma abatida por algo. Se é que não está abatida agora. Uma situação qualquer, uma doença, um falecimento, um amor que
partiu. Solidão. Uma imagem. Uma foto. A letra de uma canção. Nessa hora... espere. Espere em Deus, pois Ele é seu auxílio, sua ajuda, seu colo e ombro. Se tua alma está abatida dentro de si, lembre-se que, para além da dor, está a Verdade. E a Verdade vós libertará - da morte, do abatimento, do sofrimento, da dura realidade. Das imagens e canções que matam. Até  que um dia, por um milagre, uma intervenção divina, você reencontre a paz perdida.
Mais do que nunca, desejo paz. Paz a todos vocês que estão em Cristo.
Enviado pela amiga Mirameles

Nenhum comentário:

Postar um comentário